18 de mar. de 2010

Olá!!

Tudo na santa paz por aqui, graças a Deus. Depois de muita conversa, o Yuri está se comportando na escola. Ufa! Ele está cada dia mais animado com a escolinha, já fez bastante amizades. A coleguinha preferida é a Maria Izabel Pinto. Hehe. É, ele já sabe até o nome completo da garota. rsrs.

Achei um site muito bacana pelo twitter para nós, mamães. É o www.maecomfilhos.com.br. Cheio de artigos interessantes sobre como ajudar os filhos nas tarefas de casa, e dicas para lidar com o temperamento dos pequenos. Eu recomendo.

Esse aqui já me ajudou bastante sobre como ajudar o Yuri no dever de casa:

Bons alunos fazem lição sozinhos

Escrito por Sam Shirashi - 17/03/2010 20:56

Há alguns dias li uma entrevista com um especialista em lição de casa, o professor Harris Cooper, do Departamento de Psicologia e Neurociência da Duke University (EUA). Estudioso do tema há mais de 20 anos, ele analisa qual é o impacto que um dever de casa benfeito tem no desempenho escolar do aluno e garante que o efeito só é positivo se os pais se envolverem da maneira certa.

E qual é a maneira certa? "O papel da família se limita a monitorar e dar o exemplo. Fornecer respostas prontas ou ensinar a matéria para os filhos pode ser pior do que não fazer nada." Numa semana em que meu filho caçula está em casa por conta de uma virose inexplicável (tem febre e dor de cabeça, mas não aparecem outros sintomas), eu estou testando o "home schooling" (prática de dar aulas em casa) de que falei na semana passada. E notei que se eu deixo que o pequeno faça suas atividades sozinhos, o resultado é bem melhor.

Minha experiência é atípica, mas o fato é que ser responsável por tudo que concerne a vida dele por uns dias me fez pensar no quanto a escola precisa ter uma boa parceria com os pais. É importante a escola prestar atenção ao envolver os pais na lição de casa, considerando que muitos de nós não têm tempo para uma participação mais direta - e que, em alguns casos, os pais podem ter falhas na educação que os impeçam de fazer o papel de mentores.

Se eles devem fazer a lição sozinhos, o que a gente pode fazer para ajudar? Segundo Cooper,

"O principal é ter em mente que, a menos que venha um pedido específico da escola, o papel da família na lição de casa é monitorar a criança e dar condições para que ela faça o que é preciso ser feito em um lugar e um horário adequados. Ajude na pesquisa fornecendo um livro, tire uma dúvida. E sirva de exemplo. Se seu filho estiver fazendo a lição, desligue a TV."

E ele nos ajuda com dicas bem práticas que chamou de 4 regras de um bom dever de casa:

1. O dever é da criança, não dos pais
Ela deve ser capaz de fazê-lo sozinha. Isso não quer dizer que ela deva se sentir sozinha. Orientações – sem exagero – são bem-vindas

2. Os pais devem acompanhar
Dar o exemplo estimula o aluno. O pai ou a mãe podem ler um livro no mesmo momento que o filho lê. Se for o mesmo livro, e daí surgirem discussões, melhor. Se a lição for de matemática, o adulto poderá aproveitar para fazer as contas da casa

3. É para se esforçar, não para arrancar os cabelos
Se a criança está esgotada, é melhor parar e retomar o exercício em outra hora, de cabeça fresca. Senão, pode ficar com raiva da tarefa, da escola, dos pais... e criar resistência à disciplina

4. A rotina ajuda
Para acabar com o problema de sempre deixar o dever para a última hora, é bom estabelecer um horário regular para o dever. Ter um cantinho para estudar também ajuda na organização e concentração do aluno Em sua casa, como é a lição de casa? As crianças fazem sozinhas ou exigem sua atenção integral? E a escola colabora mandando um volume de tarefas compatível com o prazo?


Beijos e até mais.

3 comentários:

Fernanda disse...

O santo que conseguiu dar um freio na minha tpm foi o Marcus Clay. Todo mês eu morria um pouco. logo nas primeiras menstruaçoes era uma tpm moderada e normal só que depois foi aumentando a ponto de ter que me hospitalizar.
TPM não é facil!!!

Bárbara disse...

No começo é mais dificil mesmo, depois eles se acostumam com a nova rotina e aprendem a não ficar mais sem ir na escola...
Bjs
:)

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Oi amiga, obrigada por sempre estar comigo lá no blog.
Menina , Nicholas sempre gostou de ir a escola, não sei se vou ter problemas com Danilo ou Duda.
beijocas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails